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| Transformação por HP Autor:†Ricardo† (eu) Dificuldade:Fácil Demo:Sim
Começando: Esse
tutorial se trata de um sistema de facil aplicação que o Apidcloud me
ajudou a terminar, onde o personagem pode por exemplo pode ter uma
habilidade que ele se transforme, e quando se transforma ele começa a
perder pontos de vida (HP), quando o Hp chegar ao valor definido (no
exemplo da demo 10), ele volta ao normal.
obs: este sistema é mais recomendado a ser usado com o xas, pois requer um evento de ativação.
Como fazer:
Presisaremos de: 1 variavel; 1 switch; 1 evento comum; 1 switch local 1 uma label 1 condição um pouco de disposição ;D
Botando a mão na massa:
Para inicio devemos um evento "gatilho", que servira para iniciar a transformação (na demo este evento é o npc no beco). Nele
devemos por o que quiser como uma fala, ou uma animação, depois
colocamos mudar gráfico do heroi e mudamos para o grafico da
transformação, em seguida ligamos uma switch como o nome que desejar e
a switch local criando uma segundo página para o evento gatilho.
agora vamos ao database para criar o evento comum da transformação: la ative uma variavel e coloque na opção variavel = heroi HP MAX
em
seguida ativemos uma label de nome qualquer, e logo depois coloque
mudar hp do heroi - 10, depois coloque para a mesma variavel usada para
setar o HP MAX do heroi na demo a 001 e coloque como -10, depois
coloque esperar a quantidade de frames que quiser. Em seguida crie
uma condição, coloque como condição variavel 001 (que representara o
HP) e coloque menor = ao valor minimo antes de voltar ao normal no caso
da demo 10.
se vc kiser enfeitar coluqe um mostrar animação,
depois mudar grafico do heroi, em seguida desative a switch de ativação
do evento comum e coloque a varivel que representa o HP como 0. na excessão coloque voltar a label criada antes...
seu evento comum deve ficar mais ou menos assim:
o que eu fiz? Bem
o básico seria, quando transformado ele perdera 10 de HP a cada 5
frames e a varivel 001 que tem o mesmo valor do HP diminuira em 10 tbm,
na condição ele vera se a veriavel tiver valor de 10 ou menos fara o
personagem voltar ao normal, se nao ele fara o evento voltar ate a
label o que fara com q o heroi perca + 10 de hp ate que fique com o HP
requerido na condição...
Depois disso vc pode enfeitar do jeito
que quiser e montar o sistema do jeito que quiser, mas axo que este
sistema é mais para ser usado com o Xas por requerer um evento para sua
ativação, até pq eu tentei fazer uma habilidade para usar no mapa mas
nao deu certo...
Perguntas Frequêntes: Por que eu não posso colocar o processo todo no evento de ativação??? R: Se o evento de ativação estiver como "inicio automático", o personagem nao iria se mexer...
Mas e seu colocar como processo paralelo??? R: Ai vc teria uma transformação constante sem parar hehe (brinks)
Demo Aqui!!!
Espero que gostem e até mais!!!
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